sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

JESUSALÉM - Mia Couto

Antes de “falar” um pouco sobre o livro, gostaria de vos apresentar o autor.
Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista. É professor, biólogo, escritor. Está traduzido em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções foi galardoado, pelo conjunto da sua já vasta obra, com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Ainda em 2007 Mia foi distinguido com o Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance O Outro Pé da Sereia.
Passemos, agora, à obra que começa assim:
Profundamente abalado pela morte da mulher, Dordalma, aquela que era "um bocadinho mulata", Silvestre Vitalício afasta-se da cidade e do mundo. Com os dois filhos – Mwanito e Ntunzi –, mais o criado ex-militar Zacarias Kalash, faz-se transportar pelo cunhado Aproximado para um lugar remoto e inalcançável.
Aí, numa velha coutada de caça em ruínas, funda o seu refúgio, a que dá o nome de Jesusalém, porque a vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado".
O escritor apresenta, sem dúvida, uma obra madura, onde se evidenciam as suas capacidades criativas. A leitura deste livro transportar-nos para outras culturas, ajuda-nos a repensar a vida, leva-nos a (re)descobrir o nosso mundo.
Espero ter despertado algum desejo em ti, jovem leitor, para leres este livro e que, no final, tenhas o atrevimento suficiente para dares a tua opinião, (Mas não te limites ao gostei ou não gostei. Espero algo mais original)



Sugestão de leitura:professora Isabel Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário